Quem mora em Curitiba está notando que a temperatura já está caindo, e ainda estamos no outono! No inverno, a falta de alguns cuidados pode levar o ciclista à um estado de hipotermia, que pode ser muito grave...
Leia abaixo a reportagem do blog "nade-pedale-corre" e saiba o que é e como se prevenir da hipotermia.
"São comuns casos, principalmente em provas longas, de ciclistas ou triatletas que precisam buscar superação no confronto com a hipotermia.
Tivemos casos famosos como o do triatleta Juraci Moreira, que chegou a perder vaga em provas importantes por conta da baixa temperatura do corpo.
Mas o que é exatamente e Hipotermia ?
Falando em linguagem bem popular, somos animais de "sangue quente" e mantemos normalmente nossa temperatura corporal em 37º C.
A alteração mais popular é o aumento desta temperatura, que chamamos de febre. Mas há também o caminho inverso, que chamamos de hipotermia. Esta hipotermia baixando dos 28º é potencialmente fatal e por isso, os atletas devem estar atentos quanto a manutenção e controle da temperatura.
Como ela acontece ?
Obviamente a temperatura ambiente é o primeiro fator, treinar no frio sem a preparação adequada já é o primeiro passo para se sofrer com o problema. A falta de preparo é com certeza outro fator importante. Mas existem fatores menores que quando acumulados também geram grandes problemas, como por exemplo : Velocidade do Vento; uso de vestimentas úmidas ( meias, luvas, camisas ... ); longos períodos pedalando sob a chuva; vácuo constante em algumas situações.
Como evitar?
Aclimatação, preparação física e alimentação, podem ser considerados a base, mas o conhecimento corporal é com certeza o mais importante. O atleta deve manter o controle constante e estar atento aos sintomas como :
Ausência dos tremores, mudança de cor dos lábios e às vezes nariz, arrepio dos poros
Outras dicas: Evite resfriamento rápido após um ciclo de exercícios. Observam-se muitos casos de hipotermia na linha de chegada de maratonas realizadas em temperaturas moderadas ou frias. A hipotermia pós-exercício pode ocorrer porque, embora a produção de calor tenha diminuído, a taxa de calor perdido permanece alta. Ao final de uma prova de resistência a baixas temperaturas, recomenda-se agasalhar-se bem e, se possível, buscar conforto em ambiente quente.
Uso de roupas adequadas:
O efeito isolante das roupas é quantificado em unidades ‘clo’ (clo é a quantidade de isolamento necessário à manutenção do bem-estar em um sujeito em repouso, a 20ºC, umidade. Aquecimento adequado. O desempenho ótimo em muitas atividades atléticas, principalmente aquelas que dependem de velocidade e potência, requer a elevação da temperatura muscular antes da competição. O aquecimento a baixas temperaturas é mais difícil e é preciso usar roupas mais pesadas, exercitar-se mais intensamente e/ou por mais tempo e continuar se aquecendo até o último minuto antes da prova."
Leia a reportagem completa no blog: http://nade-pedale-corre.blogspot.com/2010/10/sabado-27-de-marco-de-2010-hipotermia_16.html
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário